Atuação do psicólogo na clínica do abuso sexual

Atender sobreviventes do trauma do abuso sexual não é pra qualquer terapeuta!!

A gente sabe que a maioria dos profissionais da saúde mental se formam com o desejo de ajudar, acredita que vai conseguir ajudar toda pessoa que procura ele pra ser atendido.

Mas na realidade não é assim que funciona!!

A gente pode até ter um nível bom de empatia, mas na prática, quem domina o atendimento em si é o seu medo e a sua insegurança!

Teve uma frase que escutei de uma professora minha que me marcou: “coloque a sua ‘sacola de livros’ nas suas costas pra quando precisar e não na sua frente!”

Era exatamente isso que eu estava fazendo no início dos meus atendimentos, colocando a sacola de livros entre mim e o meu paciente… isso me afastava de ser uma pessoa empática e acolhedora, porque estava ocupada demais entre os meus pensamentos tentando encontrar uma teoria que se encaixasse naquele momento!!

Quantas vezes você também não se sentiu perdida diante da demanda de algum paciente e teve que enrolar a sessão pra acabar logo e você sair correndo fazer uma pesquisa sobre o que você não conseguiu lidar!!

Tô mentindo??

Agora imagina esse mesmo cenário com pacientes que sofreram abuso sexual na infância. Isso muda um pouco de figura, ou melhor, muda muito… dependendo do nível de consequências que o sobrevivente apresenta e que não são poucas.

Veja bem, a gente sai da faculdade como psicólogos generalistas, sem nenhum preparo para a demanda de um trauma complexo como o abuso sexual, onde um sobrevivente não demonstra apenas um problema ou sintoma, pelo contrário, ele pode ter sintomas dos mais diversos que você possa imaginar!

Então, se você já era inseguro diante de um demanda considerada comum, com sobreviventes do abusos sexual, você vai se sentir literalmente perdido no meio deserto!

Eu tô te dizendo isso porque eu já vivi esse cenário na minha vida profissional e não gostei nadinha! Ninguém quer se sentir vulnerável e o pior.. ninguém quer prejudicar alguém pela nossa falta de preparo!

Você precisa de duas coisas pra ser a melhor profissional pra você mesma e a melhor profissional que um sobrevivente do trauma do abuso sexual precisa, essas duas coisas são CONHECIMENTO e HABILIDADE!

Um conhecimento abrangente sobre o trauma do abuso sexual, suas raízes, sintomas e consequências na vida do sobrevivente e, habilidades necessárias para um atendimento que ofereça segurança, empatia, validação, acolhimento.

O conjunto destes dois fatores CONHECIMENTO + HABILIDADE são fundamentais para a eficácia da recuperação traumática de pacientes que sofreram abuso sexual em suas vidas.

Quer aprender mais sobre este e outros assuntos a respeito do trauma do abuso sexual, então me siga no Instagram: @_jeniffertavares e se prepare pra ter mais satisfação no seu trabalho enquanto luta pela causa do abuso sexual!

———-

Eu sou a Jeniffer Tavares, sobrevivente do abuso sexual. Psicóloga e Especialista no Trauma do Abuso Sexual. Conheça os meus cursos e formações:

CITAS – a Formação em Cuidados Informados no Trauma do Abuso Sexual